segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Traduzindo o "cervejês"

Fonte da foto: http://kleinbier.blogspot.com.br

Como vocês sabem, sou grande apreciadora desta bebida fermentada tão popular no Brasil e no mundo. Eu recebi um caderno especial do jornal O Globo intitulado: Guia de Cervejas, que contém informações muito interessantes que irei compartilhar com vocês.

São abordados assuntos que são muito curiosos como: os tipos de cerveja (Lager e Ales), quais os copos mais indicados para cada tipo de cerveja, como as cervejas são produzidas, quais as combinações perfeitas entre bebida e comida, qual a diferença entre cerveja e chopp, etc. Cada semana eu posto um assunto diferente e compartilhamos conhecimento, ok?

Hoje, escreverei sobre o "cervejês", na verdade, mostrarei quais são os ingredientes que compõem a cerveja:

ÁGUA: A ciência derrubou o mito de que para se fazer uma boa cerveja é imprescindível uma fonte de "água pura da montanha". Com os recursos de hoje, pode-se controlar características como pH (que deve ser ácido) e a composição mineral. A água representa 90% da bebida.


MALTE


MALTE: São os grãos de cereal (como cevada, trigo e aveia) que tiveram a germinação iniciada pela umidade e interrompida por um processo de secagem. O tempo e a temperatura a que o malte fica exposto irá determinar a sua cor. Fonte principal de açúcares para a fermentação, é fundamental para a cor e o sabor da cerveja, bem como parte do aroma. A proporção média, é de um quilo de malte para cada três litros de água.



LÚPULO

LÚPULO: Flor de forma de cone da trepadeira Humulus lupulus. Seus ácidos e óleos conferem amargor e aromas que variam do floral ou herbal ao cítrico, além de ser um conservante natural.



LEVEDURA DE CERVEJA

LEVEDURA: Fungo microssópio do gênero. Saccharomyces responsável pela fermentação. Pode contribuir com aromas (ésteres) de frutas, que desaparecem rapidamente.



ADJUNTOS: Cereais (milho, arroz, aveia) e outros ingredientes são adicionados para alterar características como aromas, espuma, quantidade de açúcares fermentáveis (potencial alcoólico) e densidade (corpo).



TEMPEROS, FRUTAS, ETC: A alma de certas cervejas reside nos ingredientes inusitados. Os limites são a criatividade e o bom senso do cervejeiro. Café, canela, gengibre, cascas de laranja curaçao (amarga), sementes de coentro, capim-limão, pimentas... A lista só faz crescer.


No próximo post eu escreverei sobre como a cerveja é feita. Descreverei todo o processo de produção.

Espero que tenham gostado.

Brisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário