quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Geleia de pera com laranja - e as dúvidas quanto ao novo português

Eu simplesmente amo geleias. As vermelhas, amarelas e as de mocotó! Apesar de ter crescido, muitas vezes divido com meu marido uma geleia de mocotó de sobremesa. Não adianta torcer o nariz, porque é uma delícia!

Desde que eu aprendi a fazer geleia, dificilmente eu a compro pronta. Tenho adquirido alguns hábitos de substituir o industrializado pelo produto natural e feito em casa. Um exemplo: hoje em dia, evito comprar mate e suco prontos no mercado. Compro a erva do mate e a polpa da fruta e faço a bebida em casa.

Estou perdendo alguma coisa com isso? Acredito que estou ganhando... São hábitos que não me tomam tempo! Percebam, o tempo que você passa escolhendo o suco pronto no mercado, é o tempo que você passa escolhendo a polpa de fruta no hortifrúti  E para prepara-lo, você não gasta mais do que 5 minutos: liquidificador + água! 

Bem, não quero convencer a ninguém, muito menos parecer que sou a dona da verdade. Mas que tal você não se dar por convencido e tentar provar que eu estou errada? Faça o teste: comece pelas bebidas que são coisas simples e práticas. Quando você comprar algo industrializado, pense na sua família enquanto você lê os ingredientes e os nutrientes da embalagem. Acredito que você queira dar o melhor para a sua família, não é mesmo?

Não se renda à preguiça! Não se renda ao marketing das grandes marcas que te fazem acreditar em coisas que muitas vezes vão contra aos seus valores. Tenha opinião e convicção. E convenhamos que são atitudes simples e que servirão de exemplo para os seus filhos, os seus amigos, parentes... como uma grande onda! 

Voltando à geleia... É muito fácil de fazer e te convido a tentar.

Geleia de pera com laranja (200g de geleia)
Ingredientes:
- 2 peras descascadas e cortadas em pequenos pedaços;
- Suco de 2 laranjas;
- 2 colheres bem cheias de açucar;
- 2 cravos da índia.

Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes em uma panela e coloque para cozinhar em fogo baixo. Prove o açúcar, acerte se necessário. Eu não gosto de muito doce, então uso pouco açúcar. O suco de laranja vai tomar um tom dourado muito lindo. A pera não irá desmanchar, se você quiser, durante o cozimento vá amassando a fruta. Não abandone a panela, como há pouca quantidade, a probabilidade do líquido secar e queimar a sua mistura é muito alta. Depois de uns 10 minutos fervendo, adicione 1 dedinho de água, mexa e apague o fogo.

Coloque a geleia em um pote esterilizado, espere esfriar. Tape e guarde na geladeira.

Eu ainda não sei quanto tempo dura. Fiz a minha no sábado pela manhã e comecei a consumi-la na segunda.

Em relação ao título do post, hoje vim a saber que atualmente a geleia segue o mesmo princípio de ideia. Ambas, anteriormente escritas com acento hoje são vistas assim, nuas de acento! Mas viva o naturismo e o acordo ortográfico entre Brasil e Portugal!

Aceite o desafio da geleia e depois me conte, ok?

Brisa .

2 comentários:

  1. Brisinha, tô contigo! Também prefiro muito mais os produtos caseiros aos industrializados! E cada vez que a gente aprende a fazer algo novo desse tipo e vê como é simples, abandonamos de vez os ja prontos né! Bem, geleia eu já vi algumas receitas e parece fácil, mas nunca arrisquei, acho que vou aproveitar a oportunidade e aprender mais um item novo! Depois te conto! bjão

    ResponderExcluir
  2. Apoiada amiga!!! Também aos poucos estou me desprendo dos industrializados, os cubinhos de caldos já se foram ( não totalmente ainda, mas já reduzi uns 90%) rs...

    Eu também adoro geleia de mocotó, ela é a cara da minha infância

    Bjuuu!!

    ResponderExcluir