sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Vagem com linguiça e tomates



Tem gente que não sabe o sabor dos alimentos, nunca provou, mas abre a boca para falar: 'EU NÃO GOSTO'. Nada menos inteligente, não é mesmo? Como vou dar um opinião sobre algo que nem sei o que é?!

Estou falando isso pois a vagem é uma grande injustiçada dentro do hortifruti. Normalmente eu percebo que as pessoas passam por ela, sem dar a mínima atenção. Muitas vezes, elas nem ficam em um balcão próprio. Já são vendidas embaladas e ficam amontoadas em um canto qualquer da loja. 

Até para achar receita é difícil, acreditam? Enfim, como eu adoro, sempre tem espaço para ela no minha geladeira e nos meus pratos. Seja em salada, ou refogado, ou na massa ou no omelete. A vagem é sempre uma boa opção. 

Este prato de hoje eu fiz com tomates e linguiça. Não vou dizer que ficou uma delícia, pois ficou mais que isso! Vamos lá?!

Vagem com linguiça e tomates
Ingredientes:
- 300g de vagem;
- 1/2 linguiça de paio (ou calabresa);
- 2 tomates cortados em cubos;
- 1 cebola cortada em cubos.

Modo de preparo:
Comece cozinhando a vagem. A vagem possui fiapos. É bom tira-los para na hora de comer você não ter nenhuma surpresa. É facinho: corte as pontas da vagem, e com a própria faca, tente puxar o fiapo que fica na lateral. Puxe, que ele sai inteiro. Faça isso dos dois lados da vagem.

Eu as cozinhei no vapor, mas caso queira, cozinhe-as em água e sal.

Enquanto a vagem está cozinhando, corte a linguiça, os tomates e a cebola em cubos. Leve-os ao fogo em uma frigideira funda. A linguiça vai soltar um pouco de gordura. Vá mexendo para os tomates e a cebola pegarem esse gosto. 




Quando a linguiça estiver bem dourada, os tomates possivelmente estarão murchos e a cebola transparente. Adicione a vagem cozida e acerte o sal. Caso você queira, adicione salsinha e cebolinha. Eu não botei.




Sirva com arroz. Você também pode utilizar esta vagem como recheio de panquecas ou como recheio de bolo de batatas. No pastel, no folhado... fica muito bom!

Caso você não goste muito de linguiça, você pode substituir a proteína por queijo coalho. Faça da mesma maneira, só que você precisará colocar azeite para doura-los.

Bom apetite.

Brisa.

3 comentários:

  1. Vagem refogada é tudo de bom!! Vou experimentar essa versão com linguiça e tomate! Normalmente faço só com cebola e alho mesmo. bjosss

    ResponderExcluir
  2. O bom dos seus pratos, é que eles são sempre muito coloridos, e eu adoro!.

    Bom fim de semana!
    bjuuu!!!

    ResponderExcluir
  3. Pode ser que nessa receita fique boa. Qdo fizer de novo, me chama pra provar, tá? Hehehehe... Mas, eu sou uma das que não gosta de vagem não, Brisinha. Só que já provei...

    Bjo!

    ResponderExcluir