terça-feira, 12 de junho de 2012

Carne com pimentões



Churrasco é muito bom, né? Mas o que vocês fazem com a carne que sobra?

Não estou falando da carne sem assar não... estou falando da carne já assada... Eu já falei aqui que eu odeio desperdício? Então, eu ODEIO desperdício! Não jogo nada fora! Começo com a compra: compro poucas unidades de legumes, frutas e verduras para que não estraguem nem fiquem 'velhos'. Na hora de escolher a receita, procuro as que me passam a maior qualidade e utilidade dos alimentos!

Quando os alimentos possuem folhas extras (por exemplo o brócolis possui folhas ao redor do maço) eu pesquiso na internet um jeito de utiliza-las; o mesmo faço com talos e cascas. Vocês devem pensar que a minha geladeira é cheia dessas coisas, mas que nada! Normalmente uso tudo no mesmo dia... por exemplo o brócolis: das suas folhas, podemos faze-las como couve à mineira... fininha, refogada no alho e cebola. Os talos são descascados, cozidos e servidos em bastões com pastinhas; ou mesmo cozidos com batata e feito uma sopinha... enfim; estou vendo que esse assunto renderia um post inteiro né? Vou pensar no assunto...

Voltando para a carne já assada do churrasco. Então, eu tinha uma porção dessas carnes, que fiz assim...

Carne com pimentões (2 pessoas)
Ingredientes:
1 pimentão verde ou o que você mais gostar;
1 cebola;
1 colher de manteiga;
2 colheres de água
1 porção de carnes.

Modo de preparo
Em uma frigideira, coloque a colher de manteiga (quanto mais generosa, mais gostoso). Quando ela derreter adicione a água,  a cebola e o pimentão cortados em tiras finas. Em fogo baixo, cozinhe-os por uns 10 minutos.  Sim... quanto mais você cozinhar os pimentões, mais doces eles ficarão. Não ficará amargo! Ao final, salpique ervas frescas ou secas. Eu usei uma pitada de coentro seco. Neste ponto, já prepare a carne para misturar à esta marinada deliciosa...

A base, eu fiz da seguinte forma: Amassei 3 batatas cozidas com creme de ricota e uma colher generosa de mostarda. Acertei o sal, arrumei o prato e reguei com azeite.

Delícia!

Brisa.

Um comentário:

  1. Brisa, aqui em casa todo mundo adora espetinho frito, só que somos em 10 pessoas e até colocar tudo no espeto é um saco... como gosto de fazer as coisas rápido na cozinha para poder aproveitar a mesa e a companhia, fiz o seguinte num dia de muita pressa: o filé mignon, a cebola, os pimentões e o bacon já estavam prontos para ir para os palitos de madeira, aí resolvi fazer diferente... peguei o bacon e fritei na frigideira grande e reservei; na gordura do bacon bem quente eu fritei a carne, mais para selar do que fritar mesmo e reservei; na mesma frigideira eu coloquei um pouco de manteiga e dourei as cebolas (que já havia dado uma cozida no microondas com um pouco de água, açúcar e sal) e fiz o mesmo com os pimentões. Quando os pimentões estavam douradinhos eu juntei tudo novamente na frigideira, acertei o sal, coloquei um tiquinho de orégano e um pouco de alho amassado que foi dourado em separado e um pouco de shoyu. Menina, nunca mais precisei enfiar a carne nos palitos, agora espetinho aqui em casa só na panela. Experimente e depois me conte: rosecampanamurari@gmail.com

    ResponderExcluir