sexta-feira, 4 de maio de 2012

Gratinado de abóbora e beringela


Na Páscoa, fui para a casa da minha sogra em Cachoeiro do Itapemirim/ ES. Sim, é a terra natal do Roberto Carlos! A comida capixaba é dominante: torta capixaba, moqueca, etc. Churrascaria e restaurante japonês são minorias na cidade, já esperado né?!

Passamos ótimos dias juntos! E passando o olho sobre a sua prateleira de livros achei uma preciosidade. Uma coleção especial da Editora Seleções de pratos saudáveis. Gente, o livro é um luxo só! Me apaixonei por ele, e, tive que pedi-lo emprestado! Ela carinhosamente cedeu, e eu estou devorando esta delícia. Quanta receita deliciosa de café da manhã, lanche, almoço, entrada, acompanhamento. Vou postar a foto dele aqui. Está guardado a 7 chaves na minha casa!! Salivo só de lembrar.

Então, esta receita de gratinado é deste livro. A princípio, achei que não daria certo, pela forma de cozimento, pelo creme utilizado, mas botei fé e a mão na massa. O paladar ficar incrível! Recomendo!

Gratinado de abóbora e beringela (2 pessoas):
Ingredientes
- 300g de abóbora crua em cubos e sem casca (eu usei um bom pedaço de abóbora);
- 1 berinjela grande corta em cubos;
- 1 cebola em cubos;
- 2 dentes de alho fatiados;
- Alecrim picado (seco ou fresco);
- 2 colheres de sopa de iogurte natural;
- Suco de meio limão;
- Azeite;

Modo de preparo:
Eu usei uma frigideira larga e rasa. Prefira este tipo de panela, evite uma panela funda. Aqueça na panela, o azeite e logo depois adicione a cebola e o alho. Quando a cebola ficar transparente, adicione 5 colheres de água e o alecrim picado. Adicione logo a seguir a abóbora e a berinjela. Misture com o refogado, tape e coloque m fogo médio. Sim, você cozinhará a abóbora e a berinjela na frigideira sem água!!!! Eu fiquei de boca aberta, mas dá certo! Demora uns 15 minutos, mas o sabor é ímpar.


A cada 5 minutos, dê uma mexida, e se os legumes começarem a agarrar no fundo da panela, jogue um dedinho de água. E tape novamente. Depois de 15 minutos os legumes estarão docemente caramelados pelo doce da abóbora e da cebola. A berinjela perderá o ser amargor e o alecrim dará um cheiro muito agradável.


Depois dos legumes macios, em um refratário que possa ir ao forno, misture o iogurte e o limão. Adicione os legumes e misture bem. Delicadamente, senão a abóbora irá desmanchar. Por cima, salpique sal e queijo ralado. Coloque no forno para dourar. Coisa de 5 minutos.

Gente, o sabor dos alimentos fica extramente acentuado devido a pouca quantidade de sal. E o iogurte com o limão vira um creme incrivelmente leve e delicioso.



Fica a dica.

Depois me contem o que acharam.

Brisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário