sexta-feira, 9 de março de 2012

Doce de pêra

O que vocês fazem quando as frutas já não estão tão frescas assim? Dessa vez eu fiz doce, mas uso para fazer drinks, geléias, sucos ou mesmo para acrescentar a uma salada.

Este doce saiu de forma bem genuína. Cheguei em casa mais cedo e estava com aquela vontade de comer algum docinho diferente, com um sabor me surpreendesse. Poderia ter comprado esta sobremesa? Até poderia, mas eu queria fazer... e com as coisas que eu tinha em casa! Não bastava fazer, tinha que ser desafiador!

Lá em casa somos duas pessoas: Alberto e eu. Então, nem adianta comprarmos muita coisa para deixarmos na geladeira, pois vai estragar. Resultado: compramos pouca coisa para sempre termos itens frescos. Mas às vezes a gente erra a mão, né? Meus pais compraram umas pêras para mim, que eu não dei conta de comer! Elas estavam no fundinho da geladeira, começando a murchar, geladinhas, geladinhas. Eu sou totalmente contra desperdício! Só jogo comida fora quando ela estraga, fora isso, reaproveito TUDO, e com a pera não foi diferente.

Achar receitas interessantes de doce de pêra não é fácil. Esta frutinha é muito perecível com um gosto muito suave, então ela serve mais como detalhe do que como prato principal. Mas desta vez eu fiz as honras a esta fruta que, na minha modesta opinião, é uma das mais saborosas... junto com a tangerina que eu amo!

É uma receita bem facinha, ok? Vai ser no esquema: creme + doce de fruta.



Doce de pêra (1 travessa pequena)
Ingredientes para o creme:
- 2 copos de leite (500ml aproximedamente);
- 1 colher de sopa de amido de milho;
- 2 colheres de sopa de açúcar;
- 1 gema ;
- gotas de essência de baunilha.

Ingredientes para o doce de pêra:
- 2 colheres de sopa de manteiga sem sal;
- 2 colheres de sopa de açúcar;
- raspas de gengibre;
- raspas de laranja.

Modo de preparo:
Creme: Este creme chama-se creme inglês. Ele é a base de inúmeros doces, por ser delicado e neutro. A receita original não leva amido de milho, apenas leite, gemas e açúcar. Mas o tempo de cozimento é muito maior! Voltando, você vai misturar todos esses ingredientes em uma panela ou leiteira e levar ao fogo médio. Mexa para que ele não queime no fundo. Quando ele começará a engrossar, espere mais uns 5 a 7 minutos e tire-o do fogo. Já pode colocá-lo na travessa escolhida. Muito cuidado para não queimar, se não, comprometerá o sabor.


                                

Doce de pêra: Leve ao fogo, a panela com a manteiga sem sal. Quando ela derreter, adicione a pêra em cubinhos e o açúcar. A pêra vai cozinhar nesta mistura deliciosa. Quando todo o açúcar já tiver derretido e virado uma calda clara, adicione as raspas de gengibre. Comece com apenas uma pitada e vá adicionando conforme o seu paladar. O gengibre é como a pimenta, ele pode tanto realçar o sabor do prato como arruniar com ele. Então, vá botando aos pouquinhos, até encontrar o equilíbrio do azedinho do gengibre com o doce do açúcar. Eu não usei mais do que uma colher de café. Depois de uns 10 minutos prove a pêra. Quando ela estiver macia, jogue-a sobreo creme. Por cima, salpique raspas de laranja. Espere esfriar e coloque na geladeira.





Lá em casa, acabou rapidinho! Espero que gostem!

Brisa.

Um comentário:

  1. Eu estou mesmo com umas peras prestes a estragar. Essa receita veio bem a calhar aqui.

    ResponderExcluir