domingo, 19 de fevereiro de 2012

Macarrão com atum

Quem me deu a dica deste macarrão foi a minha sogra. Na verdade, foi o meu maridão, que sempre elogiava este macarrão. A receita original que ela me ensinou, vai molho vermelho e branco. Eu fiz algumas adaptações, e cada vez faço de uma maneira diferente. Este é um prato bem versátil! Você pode montar a sua maneira: massa, molho e temperos... essa é apenas uma sugestão!

Vamos lá?



Macarrão com atum (2 pessoas)
Ingredientes:
- 1/2 pacote de massa talharim caseira - Renata;
- 1 lata de atum ralado no óleo;
- 2 colheres de sopa de farinha de trigo;
- 1 copo de leite;
- 1 colher de manteiga/
- 1/2 cebola picada;
- muçarela.

Modo de preparo:
Para a massa: utilize uma panela média ou grande, coloque água e sal até mais ou menos metade da panela ou em uma altura que você calcule que dê para emergir a massa. Quando a água começar a ferver, coloque a massa e mexa com o grafo por 1 minuto para ela se soltar. Então, deixe cozinhar pelo tempo proposto na embalagem Eu deixo por volta de 6 a 7 minutos. Quando estiver bom, escorra a água e arrume a massa em uma travessa que possa ir ao fogo.

Para o molho: Tenho que confessar que eu achava que molho branco era dificílimo de fazer, mas é moleza! Utilize o fogo baixo, sempre! Em uma panela, coloque a manteiga e em seguida a cebola. Quando ela estiver transparente, jogue aos poucos a farinha de trigo e mexa até que ela incorpore totalmente com a manteiga e a cebola. Acrescente o leite aos poucos, e não pare de mexer. Vá vendo o ponto que você deseja que o creme tenha: mais ralo ou mais cremoso, você ajusta essa textura na quantidade de leite. Se for do seu gosto acrescente noz moscada ralada. Depois de uns 2 minutos o molho estará pronto. Acerte o sal e regue o macarrão. Coloque o atum sobre o creme e salpique a muçarela (ralada ou cortada em pequenos pedaços). Leve ao forno para dourar.


 
 Para este prato eu faço o macarrão e o molho ao mesmo tempo. Enquanto o macarrão está cozinhando eu faço o molho. É super rapidinho. Em 15 minutos você está colocando no forno.



Sirva e delicie-se!

Brisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário