sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Guacamole

Eu gosto bastante de comida mexicana. Aqui no Rio ela já foi novidade. Quando eu ia nesses bares, normalmente me limitava a tortilhas, nachos e alguns aperitivos de feijão... mas eu resistia ao guacamole. Não sei se pela cor, ou mesmo por nunca ter comido alguma receita salgada que levasse abacate.

Mas tomei coragem e resolvi provar. Fiz em casa mesmo! Do creme de abacate que fiz, tinha sobrado a outra metade do abacate. Então me perguntei: por que não?... E não me arrependi! Fica delicioso! O abacate serviu como uma ótima base e o seu sabor não ficou nem um pouco exagerado, fez uma partilha justa e deliciosa com os outros temperos que usei.

Na ocasião eu servi o guacamole com uns biscoitos temperados da Piraquê, o Pizzaquê. E uma cervejinha bem gelada fechou com chave de ouro este 'lanchinho'... :). Esta porção é pequena, ok?



Guacamole
Ingredientes:
-1/2 abacate amassado;
- 1 colher de manteiga;
- 1/2 cebola picada;
- 4 tomates cereja cortados ao meio;
- Ervas secas e sal a gosto.

Modo de preparo:
Leve ao fogo em uma frigideira antiaderente a manteiga. Quando ela amolecer, coloque a cebola e espere ela ficar transparente. Acrescente o tomate e vá mexendo delicadamente até ele soltar a sua polpa e descolar da sua casca. Então é hora de acrescentar a polpa amassada do abacate e as ervas secas. Vá misturando o abacate ao refogado calmamente. Utilize fogo médio ou baixo para isso. O abacate é muito delicado para se utilizar fogo alto. Ao final, acerte o sal... regue com um pouquinho de azeite e sirva. Fica uma delíciosa.



Brisa.

Um comentário: