quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Lentilha com arroz

Minha família come lentilha o ano, menos no reveillon! Esta receita está na família do meu pai a algumas gerações. Minhas tias, meus primos, meus pais, todos nós adoramos lentilha com arroz.

Não estou falando aqui de arroz com lentilha, que é uma outra delícia, mas sim de lentilha com arroz.

Em alguns lugares, este prato é chamado de guisado. E conforme gosto do cozinheiro, pode-se adicionar alguns outros itens como tomate, pimentão, salsa e carnes. Desta forma, eu farei outro dia. Vou lhes mostrar como eu fiz esta lentilha. Utilizei apenas lentilha, arroz e alho.

Lentilha com arroz (2 pessoas)
Ingredientes:
- 1/2 xícara por pessoa de lentilha crua lavada;
- 1/2 xícara de arroz cru lavado;
- 2 dentes de alho amassados;
- Azeite e
- Sal a gosto

Modo de preparo:
Eu lavo a lentilha e o arroz, e coloco-os na panela de pressão. Desta vez eu tinha arroz cozido, então eu só coloquei para cozinhar a lentilha.



Coloque água o suficiente para encobri-la em 3 dedos. Feche bem a panela e coloque-a no fogo médio. Após a panela pegar pressão, conte 10 minutos.

Após este tempo, tire a panela do fogo e espere toda a pressão sair para abri-la! Cuidado! Com a panela já aberta, adicione o arroz cozindo (que foi o meu caso), o alho amassado e o sal a gosto. Eu gosto de incrementar com alguns temperos. Desta vez eu coloquei um colher de chá de canela e ficou delicioso. Veja se ainda tem água na panela, se a água secou, coloque mais um pouco. Volte a panela para o fogo e deixe esta mistura ferver. É importante você ficar de olho e mexer com uma colher de pau, para não queimar o fundo. O caldo vai ferver, reduzir e vai virar um creme incrivelmente delicioso. Quando tudo estiver bem misturado, cremoso e temperado é hora de você servir. Esta segunda etapa não demora mais que 10 minutos!


Sirva em pratos individuais e por cima jogue azeite. É simplesmente delicioso. Normalmente eu uso o pão para limpar o prato...!!!

Bom apetite.

Brisa.

2 comentários:

  1. hmmmm...tá bonito! parece uma sopinha! receita anotada para teste!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabi, na verdade fica bem mais consistente do que sopa. Parece um creme... é uam delícia!
      beijo.

      Excluir